.
.
Nossa história, por Eliza
Conheci a Fernanda num momento muito diferente da minha vida, onde recém tinha chego a uma nova cidade no interior do Paraná, Guarapuava, era recém-casada e atuava na área de Psicologia Organizacional.
Nos conhecemos num processo seletivo, quando buscava alguém para ocupar minha vaga, pois estava indo para outra empresa. Naquele momento amava essa área, e me realizava muito nela. Não passou muito tempo, Fernanda mudou para o Rio de Janeiro, em seguida me mudei para Joinville, SC, onde moro atualmente, e mantivemos nosso vínculo, com uma sintonia e amizade que cresceu com o tempo, mesmo com a distância.
Sabe aquele amigo de infância que você conheceu na vida adulta? Quando ouvi alguém falando isso, imediatamente pensei na Fernanda!
Em dezembro de 2011 recebemos a visita dela e sua família. Nessa altura ela já estava casada e com uma filha da mesma idade da minha, Pietra e Manuela, que estavam com três anos. Fernanda estava animada com seu curso de Terapia Familiar Sistêmica e me falou brevemente a respeito. Eu, no momento ainda mergulhada no mundo organizacional, mas já com algumas insatisfações, me interessei apenas por ver que era algo que estava sendo interessante pra ela.
E logo em seguida, em janeiro, após ter uma discussão com meu marido (que depois fui compreender que as crises fazem parte da evolução do relacionamento e da família) liguei para a Fernanda, algo que não costumava fazer. E o que ela me falou, já influenciada pelos conhecimentos que estava adquirindo na área, me fizeram ver as coisas de outra forma!
Que “talvez” eu não estava tão certa assim, e que ele não estava tão errado assim… Me deu uma sensação de querer saber mais da Terapia Familiar Sistêmica, e principalmente, querer ela em minha vida pessoal e profissional. E assim nasceu meu interesse pela área, uma teoria que desconhecia completamente, e meu despertar para a Psicologia Clínica.
E então começamos uma nova fase em nossa amizade: trocar conhecimentos e experiências nesse caminho da Terapia Familiar Sistêmica! Comecei uma formação em Curitiba, e assim segui por sete anos, emendando um curso em outro, especialização e etc… a prática clínica foi tomando espaço em minha vida, e já fazem alguns anos que é minha principal atividade.
E as trocas com a Fernanda se intensificaram em diferentes fases. 2021 foi nosso primeiro projeto juntas: dar um curso introdutório, onde eu estava presencial com as alunas e ela estava por videoconferência, e foi uma excelente experiência.
.
.